web designer e web writer

web designer e web writer
O web design pode ser visto como uma extensão da prática do design, onde o foco do projeto é a criação de web sites e documentos disponíveis no ambiente da World Wide Web.

O web design tende à multidisciplinaridade, uma vez que a construção de páginas web requer subsídios de diversas áreas técnicas, além do design propriamente dito. Áreas como a arquitetura da informação, programação, usabilidade, acessibilidade entre outros. A preocupação fundamental do web designer é agregar os conceitos de usabilidade com o planejamento da pessoa em destaque interface, garantindo que o usuário final atinja seus objetivos de forma agradável e intuitiva. Mas para que um site fique totalmente pronto é necessário o trabalho de outro profissional o  web writer Profissional  que atua em mídias digitais, tendo como objeto de trabalho não só o texto propriamente dito, mas também toda e qualquer informação textual ou visual que seja veiculada. Sendo assim, sua preocupação não deve estar restrita à precisão, qualidade e criatividade do texto, mas também a questões ligadas à organização e à facilidade de acesso à informação. Tendo em vista atuar em um segmento típico da Era do Conhecimento, necessita adotar uma postura diferenciada em relação aos redatores tradicionais, assumindo um paradigma construtivista, onde promover, instigar e facilitar o diálogo seja uma prioridade constante.

Para isso, necessita dominar uma série de técnicas ligadas ao meio (com destaque para o conhecimento de ferramentas de CMS, os gerenciadores de conteúdo) e ainda conhecer conceitos de áreas afins, com destaque para as noções de web design, arquitetura da informação, usabilidade, webmarketing e gestão do conhecimento. Tal exigência torna-se ainda mais importante quando constata-se que o trabalho do web writer quase sempre está inserido em uma equipe multidisciplinar, sendo fundamental a multiespecialização, a fim de viabilizar o diálogo entre os membros do grupo. Quanto às técnicas, vale lembrar que as mesmas têm tido uma evolução vertiginosa, não havendo verdades absolutas quando o tema é webwriting, mas sim indicações que servem como bússola ao profissional. O Web writer também não pode esquecer que, nas mídias interativas, o poder está todo nas mãos do usuário, o que faz com que seu texto precise assumir sempre uma postura persuasiva. Assim, conhecimentos de marketing são fundamentais para um bom desempenho profissional, bem como intimidade com o meio digital. Sendo o usuário o centro das atenções, torna-se fundamental conhecê-lo a fundo. Para tal, conhecimentos de estatística e domínio de softwares de medição de audiência também são importantes para o profissional dessa área. Quanto à formação, não resta nenhuma dúvida de que trata-se de um profissional da área de Comunicação. Entretanto, não só jornalistas estão aptos a desempenhar a função, mas também publicitários e profissionais de Marketing. Agora que você já aprendeu mais um pouco sobre esse fascinante mundo digital dê um presente a sua empresa contrate profissionais de web e coloque sua empresa entre as que mais são visitadas na internet.


Recommended Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *