O profissional de mídias sociais

O profissional de mídias sociais

Nos últimos anos, as mídias sociais ganharam espaço e importância dentro das empresas. Surgiu então, uma demanda por profissionais capazes de entender e de gerenciar páginas, ações e crises das empresas no universo das mídias sociais. É aí que entra o Social Media, ou Analista de Mídias Sociais. Mas afinal de contas, quem é esse profissional? Qual é sua formação, o que ele faz e por que isso é importante? Formação Como é uma área relativamente nova, as faculdades ainda estão se adaptando e são poucas as que oferecem cursos de graduação que preparam para trabalhar com mídias sociais. Em geral, as grades dos cursos de Comunicação Social, como Jornalismo, Publicidade e Marketing,  incluem uma ou duas disciplinas voltadas à produção de conteúdo para web. Já existem alguns cursos de especialização na área, mas independentemente da formação, o mais importante para o profissional de mídias sociais é estar preparado para lidar com o público, conhecer bem as ferramentas, estudar cases, ficar ligado nas novidades e ter boas ideias. Ou seja, não basta ser “heavy user” de Facebook, Twitter e outras redes pra virar analista de mídias sociais. É claro que gostar é um pré-requisito óbvio, mas não faz de ninguém um bom profissional. Funções Engana-se quem pensa que trabalhar com mídias sociais significa passar o dia inteiro “twittando” e postando no Facebook. A primeira função do Social Media é o planejamento. Para planejar uma ação nas redes, é preciso conhecer a marca, conhecer o produto ou serviço, conhecer o público, conhecer marcas, produtos e serviços concorrentes, e aí sim traçar a melhor estratégia. E para desenvolver essa estratégia é preciso pensar em todas as etapas, considerar possíveis adversidades e estar preparado para lidar com elas. E isso é apenas o começo! Depois de planejar, é hora de produzir conteúdo de acordo com o planejamento e interagir com o público. O conteúdo publicado e o relacionamento com o público são importantíssimos para empresa, e a responsabilidade do Social Media é grande. Não é apenas o nome dele que está em jogo ali. É o nome da marca! Por isso, nada de erros de português e muito cuidado na hora de responder a elogios, críticas e reclamações. E se você pensa que acabou por aqui, está enganado de novo. Também são funções do analista de mídias sociais monitorar, analisar resultados e produzir relatórios. É fundamental que ele consiga mostrar para a empresa a importância de suas ações nas mídias sociais e o retorno obtido por elas. Importância Alguém ainda tem dúvidas sobre a importância do Social Media nas empresas? Esse profissional é responsável pelo sucesso das ações da empresa na rede, pela construção da imagem da marca, pelo relacionamento com o público e pela análise dos resultados. #ficaadica: invista em profissionais qualificados para gerenciar as mídias sociais da sua empresa.


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