Marketing de Guerrilha

Como é de conhecimento geral o Marketing vem da Guerra,  hoje falaremos de um tipo de batalha muito conhecida das pessoas a guerrilha que serviu de inspiração para esse modelo de marketing,quem nunca ouviu falar da fantástica Nona Legião romana composta por  mais de 3000 mil homens muito bem treinados e fortemente armados e que foi surpreendida pelos Pictus um povo muito bem preparado e que usava técnicas de combate onde o conhecimento e as dificuldades da arena de combate eram fundamentais para surpreender em menor número um exército tão poderoso como o romano.Mais atualmente no Vietnã o poderoso exército americano também sofreu com esse tipo de ataque.
O termo marketing de guerrilha vem da guerrilha bélica, ou seja, é um tipo de guerra não convencional no qual a principal estratégia é a ocultação e extrema mobilidade dos combatentes, chamados de guerrilheiros.
Em geral, táticas de guerrilha são usadas por uma parte mais fraca contra uma mais forte. Se por um lado os guerrilheiros muitas vezes carecem de equipamento e treinamento militar adequados, por outro contam com a ajuda de populações que os defendem e com ataques-surpresa ao inimigo, sem necessidade de manter uma linha de frente. O conhecimento do terreno de combate também é uma arma bastante usada na guerra de guerrilhas. Por princípio, as ferramentas de Marketing de Guerrilha são utilizadas por empresas menores com o objetivo de combater grandes concorrentes ou simplesmente sobreviverem. O Marketing de Guerrilha, como descrito por Jay Conrad Levinson no seu popular livro Guerrilla Marketing de 1982, utiliza-se de maneiras não convencionais para executar suas atividades de marketing e com orçamentos “apertados”. Levinson diz que pequenas empresas empreendedoras são diferentes de empresas grandes. Ele menciona um artigo da Harvard Business Review de Welsh e White que diz que pequenos negócios não são versões menores de um negócio grande. Por causa da falta de recursos dos pequenos negócios, estes precisam utilizar diferentes tipos de estratégias de marketing e táticas.
Porém, na atual sociedade saturada  de comunicação, grandes empresas começam a utilizar o Marketing de Guerrilha em seu mix de marketing para atingirem os corações e mentes de seus públicos-alvo e trazerem atitude para suas marcas. Depois de ler esse artigo você aprendeu que para conquistar uma posição de marketing a sua empresa não precisa faturar milhões ou gastar milhões basta você conhecer seus clientes e utilizar a estratégia certa.

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