Chatbots: o futuro é deles

Chatbots: o futuro é deles

Os Chatbots são uma das maiores tendências do Marketing Digital nos últimos anos e que promete ainda mais em 2019.

O que é um chatbot?

Chatbots são ferramentas programadas que, diferente da Siri ou Alexa, funcionam em chats online. Por isso, são programados por inteligência artificial, que permite a interação por meio de textos nas conversas. Os chatbots chegaram para otimizar o tempo da sua empresa. Seja no atendimento ao cliente, uma compra em uma loja virtual ou numa pesquisa de satisfação. A automação é a nossa aliada para darmos conta do recado.

A imagem mostra um exemplo, de chat com resposta automática. Eu disse Oi, e o chat me respondeu automaticamente com "Obrigado pela mensagem, responderemos em breve."
Otimize seu tempo com a automação.

Como funciona?

Uma das características principais do Chatbot é poder personalizá-lo como quiser. Isso faz o chatbot ter a personalidade da sua empresa, principalmente se você já tiver estabelecido uma persona para a sua marca. Assim, a interação com o cliente vai transparecer melhor a identidade do seu negócio.

Outra coisa que você precisa definir são as alternativas de conversa para chegar ao objetivo que o seu cliente busca. Pode ser a finalização de uma compra, o esclarecimento de uma dúvida, o horário de funcionamento do estabelecimento, se possui estacionamento próprio ou até mesmo se vocês vão abrir no próximo feriado.

Todo Chatbot precisa ter uma ação, mas, para isso, você precisa traçar o diálogo e as possibilidades que seu Chatbot irá desenvolver. A Chatbots Magazine disponibilizou uma estrutura completa do Firework com algumas sugestões de perguntas e respostas. É um conteúdo muito completo e vale a pena dar uma olhada! Clique aqui para conferir.

Inspire-se nessas ideias

Um case de sucesso criativo do uso dos Chatbots foi o “Leilão das Casas Bahia”. A marca utilizou a ferramenta para interagir com os clientes na Black Friday. Criaram um leilão chamado Quer Pagar Quanto? O leilão aconteceu na sexta-feira, dia 23 de Novembro, na Black Friday de 2018 por meio do Messenger. A cada hora estaria disponível um produto que poderia ser arrematado pelo menor lance único de toda a rodada. Você poderia dar 3 lances durante essa hora. Isso acontecia por um software automatizado com chatbots que computava seu lance e fazia as contagens. Não precisa nem falar que foi um sucesso, né?!

Outro exemplo é a TNT (canal de tv por assinatura) que teve um chatbot desenvolvido para a premiação do Oscar. O chatbot da TNT teve o objetivo de ajudar as pessoas com dúvidas sobre a premiação do ano de 2017. Ao acessar a página da TNT no Facebook na data, as pessoas podiam conversar com o sistema automatizado de respostas para interagir pelo celular ou pelo computador.

Chatbots tornando-se novas alternativas

Os Chatbots estão sendo úteis para Desenvolvedores de Software e Gerentes, Inteligência Artificial e Automação. Além disso, também estão se tornando populares quando se trata de processos de recrutamento, entrevistas e contratação. Chatbots de testes de codificação estão sendo usados como uma forma de rastrear possíveis candidatos. Isso pode ser conveniente e otimizar o tempo de sua equipe, mas, por outro lado, tira a interação humana.

Agora é com você!

Lembre-se: os Chatbots vieram para te ajudar. Um bom marketing digital precisa de uma estrutura completa para você vender mais – e nós estamos aqui para isso. Conte com a expertise da equipe da Agência Mouse, uma empresa pronta para atender as necessidades da sua marca e alavancar suas vendas. Vamos conversar?

Portanto,
a contudo,
a entretanto,
a todavia,
a porque,
a aliás,
a por exemplo,
a isso,
a causando,
a contrastando,
a que seja,
a Ainda mais
Ideia de continuação
Ainda mais
Por outro lado
Do mesmo modo
Bem como
Juntamente com…
Tempo
Logo depois
Imediatamente
Frequentemente
Ao mesmo tempo
Posteriormente
Nesse ínterim
Simultaneamente
Conclusão
Enfim
Em síntese
Em suma
Definitivamente
Afinal
Dessa forma
Assim
Logo
Em conclusão
Começo, introduçãoAntecipadamente
Antes de mais nada
A princípio
De antemão
À primeira vista
Desde já
Primeiramente
Semelhança, conformidade
Da mesma forma
De acordo com
Igualmente
Segundo
Sob o mesmo ponto de vista
Assim também

Web Designer na Agência Mouse, 21 anos. Requisitado quando algo de errado não está certo com seu site.

Curtiu esse post? Você pode gostar desses também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *