5 Tendências de Marketing Digital para 2016

5 Tendências de Marketing Digital para 2016

O universo do marketing digital é muito mutável. A cada ano vemos atualizações tecnológicas que mudam completamente a forma de aplicação dos conceitos de marketing, por isso é importante ficar atento às tendências do mercado. Ao tornar-se pioneiro no emprego de uma nova tecnologia ou tendência você tem uma vantagem sobre seus concorrentes, e pode vir a ser considerado uma autoridade no assunto. Abaixo, listamos para você cinco tendências de marketing digital que estão começando a decolar este ano.   1- Automação de Marketing O processo de marketing pode ser um pouco demorado, especialmente porque o número de plataformas em que você precisa estar ativo não para de crescer. Assim, a automação de marketing surge como uma opção para otimizar seu tempo e esforço. Uma das formas mais simples de automação de marketing é o envio automático de um e-mail, como uma resposta automática. Provavelmente você já está familiarizado com esse uso da ferramenta, mas este tipo de automação tem sido usado também para postagens em mídias sociais, gestão de conteúdo e programação, e acompanhamento de clientes. Ao automatizar esses aspectos do processo de marketing você ganha tempo para se concentrar em outras atividades importantes, como aprofundar relacionamentos com clientes e definir estratégias de crescimento de longo prazo para o seu negócio. 2- Vídeos comerciais estão aumentando Os anúncios em vídeo explodiram em popularidade nos últimos anos. Plataformas como o YouTube e o Facebook já oferecem aos anunciantes uma abundância de opções para a publicidade em vídeo. E o Google está finalmente permitindo o uso de publicidade em vídeo nos resultados de pesquisa. Isto sugere que a publicidade em vídeo só vai se tornar mais comum e frequente. Se você ainda não considerou esta possibilidade, então deveria; pode apostar que alguns de seus concorrentes já estão começando a seguir esta tendência. 3- Mobile continua crescendo O uso de dispositivos móveis está crescendo cada vez mais. Uma publicação recente do Google afirmou que o tráfego móvel (através de smartphones, tablets e outros dispositivos móveis) é maior do que o tráfego de mesa (computadores de mesa tradicionais) em dez países. Claro, isso ainda não se espalhou pelo mundo, mas você pode apostar que estamos caminhando nessa direção. Outro dado importante: a atualização mais recente do algoritmo do Google também tem punido sites que não são responsivos, ou seja, que não são otimizados para acesso em diversos dispositivos. 4- Realidade virtual A realidade virtual vai desempenhar um grande papel no futuro. O Oculus Rift já foi apresentado ao mercado e obteve uma resposta muito positiva. Daqui para frente a realidade virtual vai influenciar a forma como as marcas podem atingir seus clientes e como elas contam suas histórias. A realidade virtual faz com que o usuário se envolva com uma narrativa de uma forma nunca vista anteriormente. Por isso, agora é um bom momento para se informar sobre o que é como usar esta nova plataforma para promover a sua marca. 5- A internet das coisas A tecnologia wearable (vestível, em tradução livre) está crescendo, e este crescimento gera um aumento na quantidade de dados e informações que as marcas podem obter de seus usuários. Estes dados inteligentes, que são coletados no dia a dia das pessoas, irão permitir ações de marketing ainda mais direcionadas e baseadas em comportamento. Dispositivos portáteis, como os smartwatches, vão continuar a integrar o mundo on-line e o mundo real.   Como responsável pelo marketing de uma empresa, é importante ser capaz de reconhecer as tendências e como elas surgem. Somente assim você pode posicionar sua marca de forma a tirar o máximo de proveito possível daquilo que as tendências oferecem. E pode acreditar, usar as tendências que destacamos acima só fará aumentar a relevância da sua marca em um futuro não tão distante.


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