5 tendências de Marketing Digital para 2016

O mercado de marketing digital se transforma a cada dia. Assim como a tecnologia surpreende com suas inovações, o marketing digital muda o cenário com novas ferramentas e novas formas de se relacionar com o consumidor. Por isso, é fundamental ficar ligado nas tendências do mercado para sair à frente dos concorrentes e ser visto como uma autoridade no assunto. Veja a seguir as cinco tendências de marketing digital do ano para você adotar no seu negócio.

  1. Automação de Marketing

O bom relacionamento com o cliente é uma das principais maneiras de se destacar no mercado, especialmente devido ao grande número de plataformas de comunicação existentes (e esse número continua a crescer). Assim, surge também a necessidade da automação de marketing. Uma das formas mais simples de automação de marketing é o envio de resposta automática por e-mail, por exemplo. Já existem ferramentas que automatizam as tarefas do profissional de marketing e, muitas vezes, o público já está familiarizado com esse tipo de comunicação. Mas, agora, a automação de marketing está se expandindo para redes sociais, gestão e produção de conteúdo, e acompanhamento da presença on-line da empresa. Ao automatizar estas tarefas, o tempo poupado pode ser utilizado para focar em outras atividades e estratégias para o crescimento da empresa.  

  1. Anúncios em vídeos

Anúncios em vídeo estão em alta. Por causa da crescente popularidade dessa mídia, plataformas como Youtube e Facebook já oferecem opções para divulgação em vídeo e a Google também está permitindo a exibição de publicidade em vídeo nos resultados de busca. CitaçãoOu seja, a publicidade em vídeo vai se tornar cada vez mais presente na internet. A concorrência por esse tipo de divulgação ainda é pequena, mas tende a aumentar.  

  1. Mobile

O uso de dispositivos móveis (smartphones e tablets) tem crescido a cada dia. Recentemente, a Google anunciou que, em dez países diferentes, o tráfego móvel era maior do que o tráfego em computadores. Ou seja, o comportamento do público está mudando: as pessoas passam mais tempo na internet móvel, muitas vezes fora de casa ou do trabalho. Seguindo esta tendência, a atualização mais recente do algoritmo da Google puniu sites que não tinham plataformas móveis amigáveis ou que nem tinham uma versão móvel do site. Portanto, para evidenciar a presença virtual da empresa (e evitar punições de sites de busca), vale investir em sites responsivos e divulgações focados em dispositivos móveis. Embora esses dados revelem um novo tipo de comportamento do público de alguns países, a expectativa é que vários outros sigam nessa direção.  

  1. Realidade Virtual

A expectativa do mercado tecnológico é que a realidade virtual desempenhe um grande papel no futuro. Os testes realizados com óculos que têm essa nova tecnologia apresentaram uma resposta muito positiva. Agora, e no futuro, a realidade virtual vai influenciar a maneira das empresas se relacionarem com seus clientes. A realidade virtual permite uma narrativa envolvente, em um nível jamais visto. Agora é um bom momento para saber mais sobre esta nova plataforma e aprender como usá-la para, no futuro, incorporá-la numa eventual estratégia de divulgação.  

  1. Internet das Coisas

Uma das tendências mais fortes do mercado é a utilização da tecnologia Wearable, a “tecnologia vestível”. O aumento na procura por esses dispositivos irá contribuir para a quantidade de dados disponibilizados pelas pessoas que os usam. Logo, a segmentação do público será feita a partir de dados inteligentes coletados durante o dia-a-dia das pessoas, permitindo que as ações de marketing sejam mais direcionadas para um público específico e baseadas em comportamento. Citação 2Dispositivos “vestíveis”, como o smartwatch, vão continuar sendo introduzidos no mercado e é importante que as empresas reconheçam as tendências do marketing digital quando elas ainda estão se formando e, assim, se posicionar no mercado e ganhar vantagem diante dos seus concorrentes.


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