O que é Inbound Marketing?

O que é Inbound Marketing?

O marketing digital já deixou de ser uma tendência e se tornou indispensável em boa parte das empresas. Porém, quem quer continuar sendo relevante no meio digital precisa ter visibilidade online.

Primeiramente, precisamos aprender que o público de hoje não é mais o mesmo de alguns anos atrás, que ficava sentado em frente à TV assistindo passivamente à propagandas. Hoje esse público tem um poder de escolha do que irá consumir e como responder à isso.

Não basta apenas estar na internet, é necessário se colocar de forma que ganhe a atenção do público e se torne relevante para ele.

A principal estratégia que vem sendo utilizada por empresas de todo o mundo é o Inbound Marketing. A ideia do inbound é, utilizar de conteúdo e conhecimento que nosso negócio possui ou pode oferecer, para gerar relacionamento com o cliente e valor para a marca.

Esse bom conteúdo não é focado na intenção de vender, ele é focado em trazer benefícios para quem o lê, como tirar dúvidas, resolver problemas e ensinar algo. Nesse caso, a venda se torna consequência do processo.

Nesse sentido, você acaba superando a expectativa do seu cliente por promover um conteúdo surpreendente pra ele, de forma que é criado uma percepção positiva de sua marca, e consequentemente, geração de novos negócios.

O Inbound baseia-se em quatro pilares para alcançar esses objetivos:

  • Atrair: por meio de conteúdo relevante, o inbound atrai visitantes interessados no negócio;
  • Converter: aqui, o intuito é transformar visitantes em leads, aproximando-os mais do seu negócio e transformando-os em potenciais vendas;
  • Vender: seu lead está interessado no produto ou serviço que sua empresa oferece? Este é o momento de mostrar que sua solução é a melhor e fechar a venda;
  • Encantar: a relação entre sua empresa e seu cliente não termina após a compra. O Inbound prega um relacionamento duradouro, em que você ofereça todo o suporte necessário, além de encantar o cliente com materiais interessantes e um atendimento competente, para que esse cliente torne-se um promotor de sua marca.

Uma das grandes vantagens do Inbound é que ele segmenta o público. Por possuir diversas ações que atraem o interesse do público para o produto ou marca, o resultado é um público extremamente segmentado.

Portanto, o Inbound não é apenas para gerar conversões em vendas, a ferramenta serve para principalmente geração de Leads para seu negócio, atrair para o site, rede social ou caixa de emails, um grupo de pessoas que realmente possua interesse em seu produto, e os tornar promotores de sua marca para novos consumidores.


Publicitário, 22 anos. Social Media na Agência Mouse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *