Marketing Digital: 4 estratégias para você mesmo aplicar na sua empresa

Agência Mouse - Marketing Digital - Aprenda 4 estratégias para você mesmo aplicar na sua empresa

Quando pensamos em Marketing Digital, a primeira coisa que vem na cabeça de muita gente são as redes sociais. Já faz um tempo que usar o Facebook ou o Instagram é fundamental para qualquer empresa se manter no mercado. Mesmo sabendo disso, muitas pessoas que têm um negócio ficam presas em algumas ideias. Seja um comércio local, prestação de serviços ou uma lojinha virtual – há sempre o que melhorar. Sua empresa sempre posta um conteúdo comum e sem engajamento adequado?

Bom, se você chegou até aqui, é porque em algum momento percebeu que o seu Marketing está falho. Talvez o que você esteja fazendo não seja o suficiente. Ou talvez, seja pior: o que você faz pode, realmente, não ter nada a ver com o seu cliente. Já se sentiu frustrado por ter planejado alguma ação e ela não ter dado nenhum retorno? Não se preocupe. Escrevi esse blog post para te ajudar. Para melhorar o seu Marketing Digital, quais coisas simples você pode fazer?

Vídeos

As pessoas amam vídeos. A resposta para isso é simples: ninguém tem tempo para muita coisa, né? Por isso, os vídeos são mais fáceis de assistir e compreender. No Marketing Digital, os vídeos são o jeito mais simples do cliente captar a mensagem que você quer passar!

É claro que, se você puder ter uma edição adequada, tudo fica melhor. Mas não se restrinja à isso! Está com um tempinho sobrando na sua empresa? Grave um vídeo! Você pode:

  • Explicar um assunto que muitos clientes sempre têm dúvida
  • Apresentar um novo produto que chegou
  • Falar sobre algum diferencial da sua empresa
  • Mostrar o dia a dia. Por exemplo: você trabalha em uma academia. Que tal mostrar um pouco dos exercícios que seus alunos fazem ou uma parte da aula de dança?

As pessoas gostam de ver pessoas. E isso é essencial para o seu Marketing Digital. Mostre que, por trás da sua marca, existem pessoas trabalhando. Isso cria uma proximidade do público com o seu negócio.

Mas é claro: tenha um bom senso ao fazer esse tipo de conteúdo. Busque uma câmera melhor, mesmo que seja de celular. Caso seja um vídeo explicativo, grave em um lugar mais silencioso para falar e sempre com boa iluminação. Preocupe-se com o seu visual e pense sempre que muito mais pessoas do que você imagina poderão te assistir.

Jogos de Perguntas e Respostas

Uma empresa que faz Marketing Digital e o público não interage, não está fazendo Marketing Digital. Como assim, Mari? É fato: para o bom Marketing Digital, seu público precisa gostar de você. Precisa buscar e curtir a sua imagem na internet, e isso é muito mais do que likes nas fotos. São comentários, compartilhamentos, interações de verdade.

Sabemos que nem sempre é fácil conseguir isso do seu público. Para isso, fale sobre algo que as pessoas realmente queiram muito saber ou aprender.

Uma boa estratégia para conseguir esse engajamento é brincar de perguntas e respostas. Por exemplo:

Supomos que você é um Nutricionista. Nas suas consultas, as pessoas sempre fazem algumas perguntas em comum. “É verdade que comer pão de sal engorda?” Pense nas maiores dúvidas dos seus clientes e, provavelmente, essas perguntas também são dúvidas de futuros clientes.

Você pode, então, gravar um vídeo, escrever um blog ou postar sobre isso. Procure sempre uma abordagem atraente, por exemplo:

  • Mito ou verdade: pão de sal engorda?
  • A verdade sobre o Pão de Sal: engorda ou não?

Sempre que criar esse jogo, estimule que as pessoas façam outras perguntas – e elas farão! Estimule sempre essa interação entre seu trabalho e o público. Isso trará credibilidade ao seu Marketing Digital, porque as pessoas vão passar a acreditar na sua palavra.

Fotos

Fotos? Como assim fotos? Parece tão óbvio, não é verdade? Uma grande parcela das empresas que utilizam as redes sociais para se promover, se preocupam em postar fotos gráficas. Isto é, não postam uma foto da empresa ou dos funcionários. Vemos muitas imagens de promoção, mostrando fotos retiradas da internet e por aí vai.

Assim como explicamos nos vídeos, as pessoas gostam de ver pessoas. Poste mais fotos do seu dia a dia! Alguns exemplos de fotos que você pode tirar:

  • Fotos dos funcionários
  • Fotos dos funcionários com clientes
  • Funcionários trabalhando
  • Produto novo que chegou
  • Produto que as pessoas sempre compram
  • Momentos descontraídos com a equipe reunida

Enfim, você tem muitas possibilidades! Não restrinja a sua presença digital a somente fotos que não mostrem a essência da sua empresa. Atente-se a uma boa iluminação e evite efeitos pesados do Instagram. Procure sempre um ângulo bacana com um fundo legal, que mostre uma parte bonita da sua empresa.

Tome cuidado com o que você pode acabar mostrando (sem querer, é claro). Uma bancada bagunçada, um funcionário com uma cara de ressaca ou mal arrumado e algumas coisas fora do lugar. Tudo isso pode tirar a sua credibilidade na internet e atrapalhar o seu Marketing Digital.

Prints

Estava conversando com um cliente no WhatsApp e ele disse que gostou muito do seu produto? Elogiou o seu serviço? Não pense duas vezes: divulgue isso!

Prints de conversas no WhatsApp e comentários que seus clientes fazem nas suas redes sociais são grandes aliados. Isso dará tranquilidade para futuros clientes comprarem com você, pois afinal, eles se sentirão mais seguros.

Você só precisa ter algumas precauções: certifique-se de tampar o nome do seu cliente caso for uma conversa de WhatsApp. Isso evita constrangimento por parte da pessoa que não quer ser exposta. Se você optar por pedir permissão, tudo bem. Mas, fora isso, não hesite: proteja a privacidade do seu cliente.

Já que as pessoas irão ver um print de uma conversa, tome muito cuidado com a forma de escrever. Sempre fique atento à ortografia correta, pois um erro pode ser suficiente para um futuro cliente rejeitar o seu serviço.

Hora de agir!

Viu só quanta coisa legal e simples você pode fazer para aumentar seu engajamento e melhorar seu Marketing Digital? É hora de botar a mão na massa, correr atrás de uma melhor imagem da sua marca na Internet. Seguindo esses 4 passos, muita coisa vai melhorar. Mas é claro: lembre-se que os resultados não vão aparecer do dia para a noite. Seja persistente, criativo e fique de olho na sua concorrência e nos desejos do seu público.


Publicitária, 21 anos. Redatora da dupla de criação da Agência Mouse.

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Comments

  1. Adorei as dicas! Obrigada! ????????

  2. Eu também estou ai neste caminho do Marketing Digital.
    Meu forte é a area de Tráfego de Visitantes.
    Gostei do artigo, vou ver outros aqui.

  3. Hurrah, que é o que eu estava procurando para, o que um coisas!
    presentes aqui nisto blog, obrigado admin isso site.

  4. Adorei, escrevi sobre o tema também, recomendo [editado] espero não se incomodem e gostem !

  5. Gostei muito do assunto abordado. Será que vai ser postado mais sobre isso todo mês?
    Espero com certeza muito mais pois sei que irá me ajudar muito em minhas pesquisas. Grata!

  6. Gostoi muito do seu artigo, parabéns pela iniciativa

  7. Bem interessante os conteúdos do seu site/blog!!
    Vou seguir, tem em ajudado bastante…

  8. Gostei muito do seu post, vou acompanhar o blog.

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