Neuromarketing: o que é e como usá-lo

Neuromarketing: o que é e como usá-lo

O Neuromarketing é um novo campo do marketing, que utiliza a neurociência para entender a essência do comportamento do consumidor e, a partir daí, desenvolver novas abordagens e estratégias. O neuromarketing visa a ir além das pesquisas tradicionais de mercado, onde o consumidor apenas responde um questionário. Por meio de equipamentos que mapeiam o cérebro, é possível ver quais áreas são acionadas quando os consumidores são expostos às marcas e produtos, e assim entender realmente o que se passa na cabeça de cada um. Estes estudos já nos possibilitam entender que a maioria das decisões são tomadas pelo nosso cérebro primitivo. “Temos o cérebro racional, que pensa, o médio, que sente, e o primitivo e instintivo, que toma a maioria das decisões. O que tentamos descobrir é como nos comunicar com essa parte primitiva do cérebro”, diz o espanhol Antonio Mimbrero, sócio da Salesbrand, uma das primeiras agências de neuromarketing do mundo. Mimbero também afirma que o cérebro primitivo é totalmente egoísta, logo, uma comunicação que fale apenas das qualidades de seu produto ou serviço, sem mostrar como isto é útil para o consumidor, não é considerada uma comunicação efetiva. O neuromarketing identificou também que o cérebro de homens e mulheres é completamente distinto, o que influencia a análise de um produto ou serviço e a tomada de a decisão de compra. Isso nos faz perceber a importância de realizar ações direcionadas e específicas para cada público. O neuromarketing é um campo novo, que ainda está em desenvolvimento, mas já conta com muitos estudos. Abaixo, listamos alguns blogs que podem te ajudar a entender mais sobre o assunto e aprender como se comunicar melhor com o seu público. Neuromarketing (Roger Dooley) Verilliance (Jennifer Willians) Neuromarketing Science & Business Association (Associação Mundial de Neuromarketing) Brain and Marketing – Uma viagem ao coração do Neuromarketing (Jorge Moli)


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